Experiência A
1 - Colocamos uma planta num funil
invertido dentro de uma tina de água.
2 - Ao funil adicionámos um tubo de ensaio com água.
3- Transportámos para o exterior onde havia sol.
4 - Esperámos alguns minutos.
Observações:
- Bolhas de ar a formarem-se na parte superior do tubo de ensaio.
Questão em discussão:
- Que tipo de gás seria este
responsável pelas bolhas de ar formadas no tubo?
Experiência B
1- Cortámos as folhas de espinafres em pedaços e macerámos num almofariz até obter uma pasta verde.
2- Adicionámos um pouco de acetona.
3- Filtrámos a pasta para um copo com a ajuda de um funil e papel de filtro.
4 -Vertemos o líquido verde obtido para
uma placa de vidro e colocámos papel de filtro dobrado sobre o líquido.
Discussão dos
resultados:
- Concluímos que estas
substâncias de diferentes cores visualizadas no papel são pigmentos presentes nas
folhas os quais têm a capacidade de captar luz do sol e transformá-la
em alimento e oxigénio.
Assim:
- cor verde escura:
clorofila a
- cor verde clara :
clorofila b
- cor amarelada :
xantofilas
Conseguimos assim
separar diferentes tipos de pigmentos fotossintéticos por uma técnica - cromatografia em papel.
Participantes:
André Silva (5º F);Carlos Batista(5ºF);
Daniel Silva(7ºD); João Sousa(7º D);Nuno Moura(5º G);Renato Silva(5º H) Rodrigo Saudades( 5º E);
Fotografia: Daniel Silva (7º D).
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