sábado, 11 de junho de 2016

À descoberta da fotossíntese!



Experiência A
1 - Colocamos uma planta num funil invertido dentro de uma tina de água.
2 - Ao funil adicionámos um tubo de ensaio com água.
3- Transportámos para o exterior onde havia sol.
4 - Esperámos alguns minutos.

Observações: 
- Bolhas de ar a formarem-se na parte superior do tubo de ensaio.

Questão em discussão:

- Que tipo de gás seria este responsável pelas bolhas de ar formadas no tubo?

Experiência B
1- Cortámos as folhas de espinafres em pedaços  e macerámos num almofariz até obter uma pasta verde.
     2- Adicionámos um pouco de acetona.
     3- Filtrámos a pasta para um copo com a ajuda de um funil e papel de filtro.
     4 -Vertemos o líquido verde obtido para uma placa de vidro e colocámos papel de filtro dobrado sobre o líquido.

Discussão dos resultados:
- Concluímos que estas substâncias de diferentes cores visualizadas no papel são pigmentos presentes nas folhas os quais têm a capacidade de captar luz do sol e transformá-la em alimento e oxigénio.

Assim:
- cor verde escura: clorofila a
- cor verde clara : clorofila b
- cor amarelada : xantofilas

Conseguimos assim separar diferentes tipos de pigmentos fotossintéticos por uma técnica -  cromatografia em papel.

Participantes: 
André Silva (5º F);Carlos Batista(5ºF); 
Daniel Silva(7ºD); João Sousa(7º D);Nuno Moura(5º G);Renato Silva(5º H) Rodrigo Saudades( 5º E); 
Fotografia: Daniel Silva (7º D). 

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